O cateterismo cardíaco e a angioplastia são procedimentos parecidos; a principal diferença entre os dois está no objetivo de cada um. O cateterismo cardíaco, também chamado coronariografia, é utilizado para diagnosticar problemas cardíacos, ou seja, para ver se há obstrução e sua gravidade. Já a angioplastia tem a finalidade específica de tratar as obstruções nas artérias coronárias, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração.
Se durante o cateterismo for identificada alguma obstrução, é realizado então o seu tratamento através da angioplastia utilizando o implante de um stent, por exemplo. O stent é parecido com uma mola que ajudará a manter a artéria coronária “aberta”, evitando que a obstrução volte.
A angioplastia é um procedimento terapêutico que utiliza o mesmo acesso do cateterismo. Essa abordagem permite que a angioplastia seja feita imediatamente após o cateterismo, sem a necessidade de um novo acesso ou intervenção separada.
“Apesar de muitas pessoas confundirem, a angioplastia significa que eu estou tratando alguma lesão, alguma obstrução, principalmente com a colocação de um stent”, define o médico.
Fonte: https://www.rededorsaoluiz.com.br/noticias/artigo/o-que-e-cateterismo-cardiaco-e-como-e-realizado
