✅ Já ouviu falar em sopro no coração?
✅ O sopro cardiovascular é uma sensação auditiva produzida por uma série de vibrações prolongadas intracardíacas, sendo decorrentes principalmente de algum problema nas valvas cardíacas, que impede a correta circulação de sangue dentro do coração. Geralmente, o sopro é causado quando uma valva cardíaca está com o orifício de passagem reduzido ou quando ela não se fecha corretamente e permite que o sangue volte para o coração.
✅O sopro mais comum vem das valvas cardíacas, mas existem vários tipos de sopro, como sopro de dilatação cardíaca e sopro de obstrução de alguma artéria.
✅Causas
A maioria das vezes, o sopro não é hereditário. Nos países subdesenvolvidos, a doença valvar reumática (febre reumática) é a maior causa dos sopros.
✅A febre reumática é uma doença inflamatória que vem após uma infecção, geralmente por bactérias do gênero Streptococos (causadores comuns de infecção na garganta). Se não tratada corretamente, ela acaba afetando as valvas do coração, deixando-as com uma lesão que, ao longo do tempo vai piorando e pode ocasionar sopro e danos ao coração.
✅ Hoje em dia, com o aumento da assistência em saúde, está se reduzindo a porcentagem de febre reumática. Temos visto assim, mais casos com origem do envelhecimento das válvulas, que é algo normal no decorrer da idade, a chamada calcificação valvar.
✅ Portanto as causas mais comuns de sopro, estão ligadas a doenças que afetam as valvas de alguma maneira, sendo as principais a febre reumática e o envelhecimento das valvas, mas também temos:
✅ Doenças cardíacas congênitas;
✅ Insuficiência cardíaca;
✅ Prolapso da valva mitral.
👉 FONTE: https://unicardio.com.br/artigos/o-que-e-sopro-no-coracao/✅
